Trabalho Temporário – 10 direitos que você deve exigir!

O que não falta por aí é empregador que quer se aproveitar do trabalhador temporário. Então o post de hoje é especial para te mostrar que, sim, o empregado temporário tem muitos direitos, como qualquer outro, e você saberá quais são eles. Exija seus direitos!

Mesma remuneração: O empregado temporário deve ganhar uma remuneração equivalente aos outros empregados da mesma categoria. Nada a menos e jamais deve aceitar um salário mínimo!

Jornada: A carga horária é a mesma para todos, não deve exceder oito horas diárias nem quarenta e quatro horas semanais.

Hora extra: Caso o trabalhador trabalhe mais tempo por alguma razão, também tem o direito a ganhar hora extra e não deve ultrapassar duas horas diárias a mais.

Folga: O trabalhador temporário também tem direito a folgas semanais e remuneradas.

Trabalho noturno: Se o trabalhador precisar trabalhar no período noturno, deve receber um adicional de 20% em relação do diurno além de ter a jornada reduzida.

 Vale transporte e vale refeição: O temporário também tem direito a esses benefícios.

Férias: Em caso de dispensa sem justa causa ou término normal do contrato, o funcionário tem o direito de receber férias equivalentes ao tempo trabalhado.

 13º: A maioria das pessoas não sabe, mas o trabalhor temporário tem direito ao décimo terceiro salário, correspondente ao tempo trabalhado ou 1/12 do último salário recebido. 

Seguro desemprego: Quando o contrato for rescindido sem justa causa por parte do empregador, o trabalhador tem o direito de exigir seguro desemprego.

Atestado de acordo: Quando o período de trabalho terminar, a empresa deve entregar ao trabalhador um atestado de acordo que servirá como prova de tempo de serviço e salário de contribuição.

Agora você já sabe os dez mais importantes direitos do trabalhador temporário. Não é porque você vai trabalhar por esse período determinado que ficará fora dos direitos da empresa!

Share

6 Comentários


  • Alan

    Olá bom dia, Minha dúvida é a seguinte, se o trabalhador embarcou em uma jornada no fim de semana, de 9 horas de trabalho por um sábado além de suas 44 semanais, ele teria direito a receber passagem e vale-alimentação também ou isso está adicionada aos 50% de sua hora extra concedido pela empresa?

    fevereiro 25, 2013
  • irenio oliveira barreto

    o la sou irenio oliveira barreto eu trabalho na secretaria de saude de nova itarana a dois anos e nao recebi nem desimo e ferias e a secretaria que fosionario contrado nao tem direito receber nem ferias e nem desimo ok por favor mim der uma sujestoes o que devo faze
    obrigado uma boa tarde

    março 18, 2013
  • Gostei do artigo!

    A última dica eu não sabia.

    E… Realmente como é que vamos comprovar que trabalhamos.

    Tem que ter um atestado mesmo.

    obrigado!

    julho 09, 2013
  • tulio

    Eu comecei a trabalhar em 1 de agosto de 2013, é um contrato temporário de 3 meses e sera renovado por mais 3 meses. gostaria de saber se tenho direito ao 13? salário. Obrigado

    setembro 26, 2013
  • RAFAEL

    boa tarde eu trabalho em uma loja de peças de moto e assinei um contrato por 06 meses para tirar a a licença maternidade de uma funcionaria e gostaria de saber quais os direitos que eu tenho… agradeço se vc poder me ajudar.. tenha uma boa tarde……

    outubro 04, 2013
  • Priscila

    trabalho em regime PST para a secretaria de educação do estado da Bahia,a 1 ano, é descontado o INSS, fui em uma agencia e descobri que não tinha nenhum registro lá meu, não recebo férias, 13º, vale transporte e nem vale alimentação pois dizem que não temos direito isso é correto? recebemos menos de 1 salário mínimo pois é descontado o INSS e o ISS. aguardo uma resposta.
    PS: tem servidor que trabalha a 5 anos sem nunca ter tirado um única Férias.

    novembro 08, 2013

Deixe um comentário


Nome*

Email*

Site

Comente*

Enviar Comentário

*

Copyright © Dandelion by Pexeto